Pular para o conteúdo principal

Reunião da Família 04.05.2021 Terça-Feira



Apóstola Marlucia

Tema: Você é uma pessoa prudente?

Texto Base: Daniel 1:8


A pessoa prudente procura evitar perigos e age com cautela e sensatez se desviando do perigo e do mal. Precisamos evoluir no mundo espiritual, não é só ir à igreja, mas é viver e ser a igreja por onde passarmos, pois precisamos estar atentos e vigilantes, a volta de Jesus vai ser num piscar de olhos, e a falta de prudência pode nos impedir de estarmos atentos. Uma pessoa prudente tem convicções e firmeza em seus atos e atitudes.

 PRUDÊNCIA NÃO ANDA SOZINHA, ELA ANDA DE MÃOS COM A FIRMEZA.

A pessoa com prudência anda respaldada e comprometimento com sua vida. Assim como mostra no versículo a respeito de Daniel. Daniel era um jovem, mais preciso um adolescente, que foi instruído desde pequeno a andar na direção certa, por seus pais. Ele foi instruído a respeito da palavra de Deus, a ponto dessa palavra ficar impregnada nele, ele foi capturado pelo rei onde precisou ser prudente e firme diante algumas situações. Sabe por que o investimento em nossos filhos nunca será em vão? Porque o ter acaba, mas o ser é duradouro. O conhecimento adquirido com base na palavra de Deus perdura. Daniel e seus amigos não tinham só o conhecimento da palavra, mas também eram sábios e prudentes no agir. Mesmo mudando o nome deles, a convicção deles gritavam mais alto, pois eles tinham a certeza de que eram filhos de Deus. Precisamos ensinar para os nossos filhos que eles são príncipes e princesas do Senhor, pois quando eles se depararem com uma situação contrária, eles permaneceram firmes. Daniel teve a prudência de entender literalmente que mesmo que mudassem seu nome e tentassem mudar ele, o seu DNA de filho do Senhor iria prevalecer sempre.

A  PRUDÊNCIA GERA NO HOMEM UMA POSTURA DE POSICIONAMENTO

A Prudência nos dá o direito de termos um posicionamento. Precisamos ter a certeza de quem somos e pertencemos. Daniel se encontrava como um escravo, mas dentro dele tinha a certeza de que ele era um príncipe, e de quem ele era filho. O prudente se posiciona em qualquer lugar e situações. O prudente não negocia sua identidade. Daniel decidiu a partir do momento em que eles foram ser capturados, e determinou que não iria se contaminar com as iguarias do palácio, mesmo sendo a comida vinda de um rei, um banquete, mas o seu verdadeiro rei, o Senhor era o seu dono, o seu pai. Sabemos de quem somos filhos? Estamos passando isso para os nossos filhos? de quem eles são filhos, para que eles possam se portar com tal por onde eles passarem. Daniel mesmo em posição de escravo teve posicionamento de filho do Senhor. E decidiu ser firme, não quis se contaminar, pois sabia que aqueles reis, não era o rei a quem ele pertencia. Daniel mesmo sendo um jovem de boa família, muito inteligente, servo de Deus e estando em situação de um escravo, conseguiu agir com humildade diante de todos. Daniel tinha uma certeza de dentro dele de quem ele era filho, e que independente da situação que eles estivessem passando, isso não iria mudar. Muitas vezes, por falta de prudência perdemos a razão, porque não sabemos nos portar com humildade. O que a atitude não demonstra, o joelho prova. Mesmo  com o decreto vindo do rei para Daniel comer de sua comida, Daniel com muita humildade diante do rei, conseguiu ser firme e passar isso ao rei, a ponto de negociar sua própria comida.

QUEM É PRUDENTE TEM CONVICÇÃO NA PROVISÃO DO SENHOR

Daniel era jovem, porém com atitudes de servo. Mesmo diante de suas dificuldades não murmurava. E nós quando estamos em situação difícil, qual tem sido o nosso posicionamento? De murmurar ou confiamos em Deus? Somos tendenciosos a focar só na dificuldade, em meio à situação difícil não conseguimos enxergar outra saída, a não ser no tamanho da dificuldade. Não conseguimos entender que Deus pode estar querendo nos tratar em meio às dificuldades. Precisamos ser prudentes em santidade nos lábios. Quantos de nós em meio às dificuldades achamos que o Senhor nos esqueceu? Ou ainda questionamos o porquê disso. Sendo que não existe nada que o Senhor não veja, pois Ele vê tanto, ao ponto de nos permitir sermos tratados. Daniel não murmurou, não reclamou ele entendeu que estava sendo provado naquelas situações. Será que entendemos que quando passamos por dificuldades, é uma provação do Senhor? Precisamos buscar em meio às dificuldades, o que nos traz boas esperanças para nos firmar e agir com prudência.

O PRUDENTE TEM AMIGOS ALIANÇADOS

Daniel estava numa terra sozinho, sem nenhum parente e família, mas junto com ele foram alguns amigos, que aceitaram passar por aqueles momentos com ele. Quem são nossos verdadeiros amigos? Aqueles que choram e oram conosco, que nos abraça e entra no mesmo propósito. Precisamos ser prudentes até com as amizades. Na hora das dificuldades, os amigos de verdade permanecem já os que não são, se revelam quem são de verdade. A prudência de Daniel constrangeu seus amigos, a ponto deles se firmarem com ele no mesmo propósito, pois ele decidiu primeiro. Quando temos amigos aliançados, nunca vamos a uma batalha sozinha. Precisamos orar e pedir a Deus hoje, amigos mais chegados que irmãos.

QUANDO SABEMOS QUE SOMOS FILHOS, TOMAMOS DECISÕES ACERTIVAS.

Daniel decidiu não se contaminar, mas a decisão partiu dele. Será que temos o discernimento em saber o que é espiritual e o que é terreno? Daniel além de decidir, ele permaneceu fiel no propósito até o fim, e Deus o horou grandemente. Será que estamos preparados para ser uma benção de Deus? Não tem como sermos uma benção, sem sacrificarmos. Em tudo em que queremos romper, em qualquer área de nossas vidas exige sacrifícios e renúncias. Somos apostólicos, até quando? Até desdenharem a nossa fé? A nossa postura condiz com que dizemos que somos? Deus só nos usa e nos faz uma benção, se permitimos sermos usados e tivermos tempo com Ele. Daniel naquele momento renunciou as suas vontades e desejos, e aceitou a viver aquele propósito. Muitas vezes, nos preocupamos apenas com as coisas materiais e nos esquecemos das espirituais. É tempo de sacrificarmos! Por causa de uma atitude prudente de Daniel, muitos se curvaram diante de Deus, mas para isso Daniel  precisou sacrificou-se. Daniel agiu com responsabilidade no presente, visando o futuro e lá na frente todos se rendeu diante do Deus de Daniel. Em meio à resistência e descasos, o sacrifício muda qualquer situação. Precisamos criar nossos filhos para serem adultos prudentes, criança não precisa de proteção, precisa de instrução. Muitas vezes, nos acovardamos e deixamos de pregar a verdade sobre a palavra de Deus a nossos filhos, e nos esquecemos de que com isso deixamos uma brecha para que o inimigo os ensine qualquer outra coisa, menos o caminho certo. E com isso, vai gerando uma geração fraca, sem jejuar, sem orar. Ser prudente é agir com sensatez e discernimento acerca de quaisquer situações em nossas vidas. O discernimento é um investimento.

 

Texto: Adriana Alves

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REUNIÃO DE CELEBRAÇÃO // SANTA CEIA // 10.01.21

  TEMA: O EVANGELHO DE SANTIDADE TEXTO BASE: FILIPENSES 1:27-30 APÓSTOLO JOÃO RODRIGUES Muitos de nós temos dificuldades em lidar com emoções em situações fortes, seja ela boa ou ruim.   Em Filipenses, o Apóstolo Paulo esta afirmando e declarando aos seus discípulos a real situação que é viver de acordo com o evangelho de Jesus Cristo, vai haver lutas, mas também precisamos entender que Deus está no controle. Precisamos entender e acreditar que o senhor Jesus está conosco todos os dias, até a consumação do século. A partir do momento que somos maduros na fé, entendemos que podemos passar por situações ruins e difíceis, mas Deus sempre estará conosco, impedindo que venhamos desanimar. O maior motivo de Deus ter estabelecido uma igreja com líderes, Pastores, Mestres e profetas, foi justamente para que os mesmos possam passar a mensagem do evangelho por toda a terra, não são todos que aceitam esse chamado, mas aqueles que aceitam, precisam ser firmes e ter fé. O Senhor Deus quer que

Reunião de Celebração 02.05.2021 Domingo

  Apóstolo João Rodrigues Tema: A decisão de sermos prudentes! Texto Base: Daniel 1:8   A decisão de ser prudente precisa partir de cada um. Daniel foi um servo fiel e prudente diante de Deus e em situações desafiadoras. Passar por momentos desafiadores nos faz entender a diferença de quando agimos com prudência ou sem prudência. O prudente é aquela pessoa que passa por dificuldades e entende que Deus está no controle de todas as coisas. O imprudente é aquela pessoa que ainda não entendeu um plano legalizado na bondade de Deus em sua vida. Ele age de acordo com seus conceitos e toma suas próprias decisões, sem agir com obediência no Senhor. Prudência não é medo, é discernimento. Prudência ela não nos manda só ficar, mas também nos manda agir no momento certo. Daniel decidiu ser prudente. A prudência é a resposta do nosso cotidiano. Ter prudência espiritual não é só irmos à igreja e preencher um banco, prudência espiritual é saber agir em situações delicadas, sem afetar o outro.

Reunião De Celebração 31.01.2021 Domingo

Apóstolo João Rodrigues Tema: Conhecendo Jesus Transfigurado! Texto Base: Mateus 17:1-8   Por que Jesus quando foi transfigurado, decidiu ser visto assim, somente por três de seus discípulos? Jesus mostra em sua palavra que a imagem que os outros tinham Dele como Messias, era de um homem sofredor, enquanto muitos esperavam pelo dia da sua desfiguração, Ele se apresenta a seus discípulos de forma transfigurada, em corpo de glória. Esse momento foi muito especial para os discípulos, mais do que o Senhor queria ensina-los, como uma vida em oração.   Muitos de nós queremos conhecer Jesus como aquele que nos estende a mão, para nos oferecer algo, mas Ele precisa ser conhecido como Jesus transfigurado, em glória, e não por necessidade. Tem pessoas indo à igreja, para procurar um Jesus por necessidade, e um Jesus salvador, sendo que Ele não é obrigado a fazer nada por nós, a não ser nos salvar. Jesus convivia com uma multidão todos os dias, mas eles não o cercavam por amor a Ele