Pular para o conteúdo principal

Reunião da Família 13.04.2021 Terça-Feira



 Apóstola Marlucia

Tema: Como viver o princípio da sabedoria com o temor no Senhor?

Texto Base: Provérbios 8:1-4/ Provérbios 9:10

 

Ter temor ao Senhor, é amarmos tudo que o Senhor ama e abominarmos tudo que Ele abomina. Temor não é sentirmos medo, mas sim respeito e reverência a Deus. Precisamos reverenciar a Deus até encontrarmos sabedoria Nele, para conseguirmos nos aperfeiçoar em como agir aqui na terra. Se entendermos que apenas com a nossa sabedoria humana, somos limitados em tudo, inclusive na educação dos nossos filhos ou para ensinar o outro, então vamos reconhecer o quão é importante buscarmos a sabedoria e o temor do Senhor, pois com a sabedoria de Deus podemos edificar a nossa família. Vamos gerar, não uma geração perfeita, mas uma geração que anda nos Caminhos do Senhor. Mas será que estamos tendo sabedoria com temor no Senhor em nossas atitudes? O temor no Senhor é um ato de tamanha obediência e reverência ao Senhor, que não nos deixa com que venhamos nos conformar com as coisas desse mundo, mas sim nos impulsione a buscar mais sabedoria do alto.

COMO PODEMOS INTRODUZIR NA NOSSA FAMÍLIA A SABEDORIA DO ALTO?

Existem três tipos de sabedoria, a sabedoria natural que é adquirida pelos livros e conhecimentos da terra, a sabedoria do céu e a sabedoria que está gritando e buscando o filho do homem para adquirir.

1.  PEDIR SABEDORIA PARA DEUS – TIAGO 1:5

Precisamos de sabedoria sempre, ainda mais em tempos difíceis como estamos vivendo. Para conseguirmos sabedoria de Deus além de pedirmos, precisamos estar perto de Deus, ter intimidade com Ele. Um filho próximo ao pai tem seus traços. Ter uma submissão com Deus, assumir um propósito nos permite ter direito de pedir sabedoria Dele, assim também como os casais precisam ser submissos um ao outro na missão de criar os filhos, de serem espelhos e exemplos para eles em tudo. Submissão ao contrário do que ensinam no mundo, é assumir uma missão com alguém, por isso muito casais ao invés de se submeterem a missão, vivem em competição com o outro quebrando os principais princípios de um lar. Se precisamos de sabedoria, que venhamos pedir a Deus.

2.  OUVIR CONSELHOS DOS PAIS, DOS MAIS EXPERIENTES.

A paternidade está muito comprometida, nunca em nenhuma época se esteve tão banalizada. Se não conseguimos ter paternidade na igreja, é porque em casa desconhecemos tamanha necessidade. O nosso pai biológico tem uma fundamental importância, pois foi através dele que houve uma fecundação para estarmos aqui hoje. Mas essa importância têm se desvalorizado pelo fato de alguns pais não cumprirem sua missão como pai, e o inimigo tem se aproveitado disso, gerando esse bloqueio, em não aceitarmos a paternidade e liderança espiritual que Deus tem nos dado, começando com Jesus, aceitamos Ele em nossas vidas, mas não temos a sabedoria de entender que Jesus é a cura de qualquer trauma ou dor. O primeiro mandamento como promessa é honrar o pai biológico, mas se não cumprirmos, não vamos ser bem-sucedidos. Que sejamos gratos aos nossos pais, pois foi através deles que o Senhor nos gerou independente do que já passamos, a gratidão precisa ser maior. Quando banalizamos a paternidade seja espiritual ou biológica estamos com o futuro comprometido, seja com o conjugue, como mãe, pai ou até espiritual, pois vamos servir a Deus sempre no limite, sem entender que Ele pode todas as coisas em nossa vida. Muitas vezes adoramos a canção: Eu quero viver algo novo. Mas como viver algo novo, sem mexer em nossas pendências?

3. LER A BÍBLIA - SALMOS 119:105

O hábito de ler está cada vez mais escassez, a leitura de hoje é copiar e colar, sem adquirir conhecimentos. Qual é o primeiro sinal que estamos fracos na fé? Quando não estamos lendo a bíblia e orando. Muitas vezes, julgamos a história do outro sem nem mesmo conhecê-lo. Nós como igreja, ás vezes por falta de conhecimentos e por não vivermos os princípios da palavra tocamos aonde não é para ser tocado, e acabamos ficando parados ou vivendo em círculos, sem sair do lugar. Se a palavra nos afirma que é lâmpada para os nossos pés, então se conhecermos a palavra não tem como andarmos no escuro, pois conhecemos a palavra de Deus. Mas para isso, precisamos resgatar o hábito de lermos a bíblia, de interpretá-la. Precisamos entender que tem uma família que depende dos nossos conhecimentos e princípios na palavra. Deus só precisa de um, para mudar toda a história de uma geração.

4.  APLICAR A SABEDORIA COM SILÊNCIO

Muitas vezes, só precisamos de alguém do nosso lado sem falar nada, só a companhia mesmo. A verdadeira sabedoria, ás vezes nos permite só observar em sem falar nada, ou sem ir atrás de outras falas. O segredo de ser sábio é manter o silêncio de sua vida, fale apenas com Deus. Porque Deus nos deu dois ouvidos e apenas uma boca? Para ouvirmos mais e falar menos. Precisamos aprender a olhar e observar, antes de falarmos algo com outro. Podemos nos inspirar em alguém, mas nunca nos compararmos, pois cada um tem sua história, quando nos comparamos demais com o outro, nos tornamos ansiosos, queremos viver a história do outro, mas quando inspiramos em alguém, somos incentivados e imotivados a seguir em frente. Vamos nos inspirar em Jesus, que agiu certo, com atitudes certas. A inspiração precisa vir com experiência.

5.  CRIAR FILHOS DE FORMA SÁBIA

Precisamos ser pais amigos e não amigos pais. Pai põe limites, amigo nos deixam á vontade. Os pais sábios agem com o joelho, não tem nada oculto que não seja revelado. Filho Amigo fala, e mães amigas acreditaram, mas a mãe prudente e sábia não, que está gerando filhos de caráter, faz diferente, impõe limites. Precisamos ter sabedoria dentro do nosso lar, com filhos e cônjuge. Os nossos filhos não são nossos pais, nós quem somos os pais dos filhos. Princípios e limites são inegociáveis. Se quisermos uma família edificada com princípio da sabedoria dentro da nossa casa, precisamos gerar uma família que tem por princípio, o temor do Senhor. Muitas vezes, estamos na presença de Deus, mas usamos sabedorias do mundo, com discórdias e atitudes sem conhecimentos de sabedorias entre familiares. Em tudo precisamos de sabedoria. A sabedoria nos protege como o dinheiro, até para ajudar alguém precisamos ter sabedoria. Para sobrevivermos precisamos de sabedoria, para nos relacionar com a nossa família e outras pessoas, para ter dinheiro e finanças em tudo, e essa sabedoria não está livros, mas no Senhor através da palavra de Deus. Como está nosso relacionamento com Deus? A quem mais é dada, mais é cobrado. Como estão às cobranças de Deus para conosco?  Pois a bíblia nos diz, se fazemos só o que somos mandados, somos inúteis, pois até para esses momentos precisamos de sabedoria. Que venhamos pedir sabedoria a Deus com liberdade.

 

Texto: Adriana Alves

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REUNIÃO DE CELEBRAÇÃO // SANTA CEIA // 10.01.21

  TEMA: O EVANGELHO DE SANTIDADE TEXTO BASE: FILIPENSES 1:27-30 APÓSTOLO JOÃO RODRIGUES Muitos de nós temos dificuldades em lidar com emoções em situações fortes, seja ela boa ou ruim.   Em Filipenses, o Apóstolo Paulo esta afirmando e declarando aos seus discípulos a real situação que é viver de acordo com o evangelho de Jesus Cristo, vai haver lutas, mas também precisamos entender que Deus está no controle. Precisamos entender e acreditar que o senhor Jesus está conosco todos os dias, até a consumação do século. A partir do momento que somos maduros na fé, entendemos que podemos passar por situações ruins e difíceis, mas Deus sempre estará conosco, impedindo que venhamos desanimar. O maior motivo de Deus ter estabelecido uma igreja com líderes, Pastores, Mestres e profetas, foi justamente para que os mesmos possam passar a mensagem do evangelho por toda a terra, não são todos que aceitam esse chamado, mas aqueles que aceitam, precisam ser firmes e ter fé. O Senhor Deus quer que

Reunião de Celebração 02.05.2021 Domingo

  Apóstolo João Rodrigues Tema: A decisão de sermos prudentes! Texto Base: Daniel 1:8   A decisão de ser prudente precisa partir de cada um. Daniel foi um servo fiel e prudente diante de Deus e em situações desafiadoras. Passar por momentos desafiadores nos faz entender a diferença de quando agimos com prudência ou sem prudência. O prudente é aquela pessoa que passa por dificuldades e entende que Deus está no controle de todas as coisas. O imprudente é aquela pessoa que ainda não entendeu um plano legalizado na bondade de Deus em sua vida. Ele age de acordo com seus conceitos e toma suas próprias decisões, sem agir com obediência no Senhor. Prudência não é medo, é discernimento. Prudência ela não nos manda só ficar, mas também nos manda agir no momento certo. Daniel decidiu ser prudente. A prudência é a resposta do nosso cotidiano. Ter prudência espiritual não é só irmos à igreja e preencher um banco, prudência espiritual é saber agir em situações delicadas, sem afetar o outro.

Reunião De Celebração 31.01.2021 Domingo

Apóstolo João Rodrigues Tema: Conhecendo Jesus Transfigurado! Texto Base: Mateus 17:1-8   Por que Jesus quando foi transfigurado, decidiu ser visto assim, somente por três de seus discípulos? Jesus mostra em sua palavra que a imagem que os outros tinham Dele como Messias, era de um homem sofredor, enquanto muitos esperavam pelo dia da sua desfiguração, Ele se apresenta a seus discípulos de forma transfigurada, em corpo de glória. Esse momento foi muito especial para os discípulos, mais do que o Senhor queria ensina-los, como uma vida em oração.   Muitos de nós queremos conhecer Jesus como aquele que nos estende a mão, para nos oferecer algo, mas Ele precisa ser conhecido como Jesus transfigurado, em glória, e não por necessidade. Tem pessoas indo à igreja, para procurar um Jesus por necessidade, e um Jesus salvador, sendo que Ele não é obrigado a fazer nada por nós, a não ser nos salvar. Jesus convivia com uma multidão todos os dias, mas eles não o cercavam por amor a Ele