Pular para o conteúdo principal

Reunião Conectados na Cruz / Celebração Domingo 04.04.2021




Apóstolo João Rodrigues

Tema: O que nos faz esquecer das promessas de Jesus em nossas vidas?

Texto Base: Lucas 24:13-24


 

Em Lucas 24, esses homens trabalharam com Jesus, foram seus discípulos, e estavam ali conversando entre eles, falando que não estavam acreditando no fato que tinha acontecido, pois eles criam que Jesus fosse aquele Profeta que iria salvar a Israel, e agora Jesus estava morto, para eles. Esses discípulos se revoltaram diante desse fato. Em momentos de tristeza, alguns de nós estamos totalmente desestruturados emocionalmente, o que nos faz ter atitudes descontroladas, sem raciocinarmos direito. Foi o que aconteceu com esses discípulos, eles estavam tão tristes com a situação, que não lembraram que tudo o que aconteceu, Jesus já havia revelado a eles. 


O QUE ACONTECE CONOSCO QUANDO A TRISTEZA NOS DOMINA?

Quando estamos tristes a nossa mente para, não raciocinamos direito. Precisamos entender que dores e decepções fazem parte da nossa caminhada aqui na terra, mas não precisamos nos abater com isso, quando temos Jesus como nosso conforto.  Com isso, percebemos algumas situações que fizeram esses discípulos  agir com falta de sabedoria, a ponto de Jesus falar com eles e não perceberam que era Jesus quem andava com eles. Essas situações são:


1. CAMINHAR NO CAMINHO ERRADO

Esses discípulos se esqueceram do que Jesus havia os ensinado, Jesus pediu para que eles permanecessem em Jerusalém, mas eles não o ouviu, e após a sua morte, os discípulos seguiram viagem para uma terra próxima, Emaús, eles saíram do plano de Jesus e adentraram no caminho errado, saindo do lugar de paz e correrão para um lugar fora do alinhamento de Jesus. Muitas pessoas estão se apavorando e em pânico, devido a nossa situação atual de pandemia, porque se esquecem do que se aprendeu na palavra, pois a bíblia nos diz que isso que está acontecendo, só é o princípio das dores, coisas piores virão. Os discípulos foram tomados por tamanha tristeza que os fizeram abandonar o lugar de paz. Muitas vezes estamos tão próximo ao caminho certo, mas por causa de um passo errado nos distanciamos dos propósitos de Deus em nossas vidas. Talvez devido a nossas dores e tristeza, agimos assim, sem pensar nas consequências, saímos do melhor lugar e vamos para o pior lugar, fazendo com que desconhecemos até a presença de Jesus em nossas vidas.

 

2. NÃO CONHECER JESUS

Talvez aqueles dois discípulos, andavam com Jesus, mas ainda não tinham experiências ímpar com Ele. Muitos de nós, só conhecemos a Jesus só de ouvir falar, não temos experiências com Ele, ao ponto de saber quem é Ele em nossas vidas, pois na primeira dificuldades nós o abandonamos. Assim foi o que aconteceu com esses dois discípulos, andaram com Jesus, compartilharam milagres e curas, foram discipulados por Ele, mas no fundo não sabiam quem era Jesus de verdade, pois Jesus estava com eles, e os mesmo não perceberam. A sabedoria fortalece quem a possui.

 

3. NÃO CONHECE A SI MESMO

“Nossa dignidade está no reconhecimento da nossa indignidade” João Calvino.

Muitas vezes nos achamos que somos dignos, mas nos comportamos como indignos. Precisamos reconhecer que somos indignos como homem, para entendermos que Jesus é o único a ser digno, Ele não erra,  não falha, é quem pode todas as coisas, quem ressuscitou nos dando uma oportunidade de agimos melhor, mas nós na primeira situação difícil em que passamos, abandonamos e nos afastamos de Jesus. Nosso maior erro é não nos conhecer de verdade. Será que reconhecemos que tudo que somos e temos foi o Senhor quem nos deu? E na hora da prova, da dor vamos lembrar-nos disso? E entendermos que somos filho de Deus, que é Jesus quem muda e nos transforma. Quem nos prepara é Deus.

 

4. ESTAR DECEPCIONADO

Aqueles discípulos estavam decepcionados com Jesus, pois eles depositaram todas as suas esperanças em Jesus, eles achavam que Jesus tinha que fazer o que eles queriam e não cumprir o propósito que Deus tinha para Ele. Trazendo para nossos dias atuais, não devemos esperar que vai chegar alguém e mudar toda a situação, e ficar tudo perfeito, que isso não vai acontecer. Precisamos vencer com nossos esforços, lutando e trabalhando, cumprindo a palavra de Deus, não esperando por alguém sem ser esforçar, se sacrificar, pois assim o Senhor vai nos honrar. Sabe por que muitos estão sofrendo hoje? Porque eles querem alguém pra resolver os seus problemas, e no dia que precisar deles mesmo resolver, não vão saber, pois sempre dependeram de alguém. Precisamos aprender a andar com nossas próprias pernas. Jesus queria ensinar para aqueles discípulos o poder do perdão de seus pecados, para alcançarem a vida eterna, Ele queria que eles entendessem que sua passagem seria  breve por ali e era para prepará-los para dar continuidade á história, mas eles estavam tão decepcionados que não conseguiram entender isso. Porque nos decepcionamos? Porque queremos sempre algo a mais do outro, nos limitando do que somos capazes.

 

5. FALTA DE DISCERNIMENTO

Quando aqueles discípulos chamam Jesus para entrar e comer na casa deles, Jesus entra e reparte o pão, e aí é o momento em que se dão conta com quem eles estavam a todo o momento. Então caem em si, voltam a Jerusalém, e encontra os outros discípulos, conta o que aconteceu. E no mesmo instante, ele aparece á todos. Em momentos de tristeza não devemos agir sozinhos, precisamos procurar alguém com sabedoria. Medo e a ansiedade podemos até  sentir, só não podemos deixarmos ser dominados, precisamos reconhecer a bondade de Deus em nossas vidas, e cumprir o que precisamos cumprir. A tristeza nos impede de crer nas promessas em nossas vidas. Se acreditarmos nas decepções da terra e humanas, não vamos conseguir crer nas promessas de Deus, pois vamos sentir medo a ponto de nos parar, mas devemos olhar para frente, Jesus está a nossa frente, sem olhar para direita ou para esquerda, mas para frente. 


APOCALIPSE 3:19-20

Muitos de nós, só conseguimos a oportunidade de reconhecer porque deixamos Jesus entrar em nossa casa, em nossas vidas. Vamos  Deixa Jesus assumir a posição de anfitrião dentro de nossas vidas, Ele ressuscitou, está vivo e tudo se faz novo hoje. Muitas vezes estamos num lugar próximo de Jesus, mas por algum motivo de dor ou de distração, saímos e ficamos mais longe Dele, mas hoje temos a oportunidade de nos achegar mais perto Dele, vamos aproveitar. Jesus está a porta, basta apenas que abrimos e o convidamos a entrar.

 

Texto: Adriana Alves


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REUNIÃO DE CELEBRAÇÃO // SANTA CEIA // 10.01.21

  TEMA: O EVANGELHO DE SANTIDADE TEXTO BASE: FILIPENSES 1:27-30 APÓSTOLO JOÃO RODRIGUES Muitos de nós temos dificuldades em lidar com emoções em situações fortes, seja ela boa ou ruim.   Em Filipenses, o Apóstolo Paulo esta afirmando e declarando aos seus discípulos a real situação que é viver de acordo com o evangelho de Jesus Cristo, vai haver lutas, mas também precisamos entender que Deus está no controle. Precisamos entender e acreditar que o senhor Jesus está conosco todos os dias, até a consumação do século. A partir do momento que somos maduros na fé, entendemos que podemos passar por situações ruins e difíceis, mas Deus sempre estará conosco, impedindo que venhamos desanimar. O maior motivo de Deus ter estabelecido uma igreja com líderes, Pastores, Mestres e profetas, foi justamente para que os mesmos possam passar a mensagem do evangelho por toda a terra, não são todos que aceitam esse chamado, mas aqueles que aceitam, precisam ser firmes e ter fé. O Senhor Deus quer que

Reunião de Celebração 02.05.2021 Domingo

  Apóstolo João Rodrigues Tema: A decisão de sermos prudentes! Texto Base: Daniel 1:8   A decisão de ser prudente precisa partir de cada um. Daniel foi um servo fiel e prudente diante de Deus e em situações desafiadoras. Passar por momentos desafiadores nos faz entender a diferença de quando agimos com prudência ou sem prudência. O prudente é aquela pessoa que passa por dificuldades e entende que Deus está no controle de todas as coisas. O imprudente é aquela pessoa que ainda não entendeu um plano legalizado na bondade de Deus em sua vida. Ele age de acordo com seus conceitos e toma suas próprias decisões, sem agir com obediência no Senhor. Prudência não é medo, é discernimento. Prudência ela não nos manda só ficar, mas também nos manda agir no momento certo. Daniel decidiu ser prudente. A prudência é a resposta do nosso cotidiano. Ter prudência espiritual não é só irmos à igreja e preencher um banco, prudência espiritual é saber agir em situações delicadas, sem afetar o outro.

Reunião De Celebração 31.01.2021 Domingo

Apóstolo João Rodrigues Tema: Conhecendo Jesus Transfigurado! Texto Base: Mateus 17:1-8   Por que Jesus quando foi transfigurado, decidiu ser visto assim, somente por três de seus discípulos? Jesus mostra em sua palavra que a imagem que os outros tinham Dele como Messias, era de um homem sofredor, enquanto muitos esperavam pelo dia da sua desfiguração, Ele se apresenta a seus discípulos de forma transfigurada, em corpo de glória. Esse momento foi muito especial para os discípulos, mais do que o Senhor queria ensina-los, como uma vida em oração.   Muitos de nós queremos conhecer Jesus como aquele que nos estende a mão, para nos oferecer algo, mas Ele precisa ser conhecido como Jesus transfigurado, em glória, e não por necessidade. Tem pessoas indo à igreja, para procurar um Jesus por necessidade, e um Jesus salvador, sendo que Ele não é obrigado a fazer nada por nós, a não ser nos salvar. Jesus convivia com uma multidão todos os dias, mas eles não o cercavam por amor a Ele